Janela sob armários da cozinha. Solução eficiente de iluminação e ventilação - Mania de Casa e Decoracao

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Janela sob armários da cozinha. Solução eficiente de iluminação e ventilação

Sempre que dou esta alternativa para meus clientes, o que infelizmente só é viável para reformas em cozinhas de casas (para não interferir nas fachadas dos apartamentos), sinto sempre aquele suspiro de medo da parte deles...rssss. E tenho que confessar que gosto desta adrenalina, pois sei que o resultado será sempre sempre fantástico, afinal quer combinação melhor que luz + ventilação em uma cozinha? Perfeito para cozinhas que têm poucas paredes disponíveis para armários superiores , principalmente cozinhas americanas
E para mandar para longe este preconceito com as janelas instaladas no espaço entre a bancada e os armários superiores vou mostrar algumas imagens que dizem tudo. Não tem segredo: A altura deste espaço é em média de 60 cm, dos quais descontamos o rodabancada que tem geralmente entre 5 e 10 cm, ou seja: temos 50 cm totalmente livres para instalar a janela com acesso confortável aos armários superiores. Quanto às torneiras basta optar por torneiras de bancada que têm o seu ponto hidráulico sob a pia, portanto não há interferências da tubulação na parede desta área.
Vamos às imagens? Esta primeira é a minha preferida porque na área sobre a janela foram instalados nichos abertos, o que proporciona mais leveza para este espaço. Procuro sempre que possível concentrar a maior parte dos armários sob as bancadas e deixar algumas paredes superiores para estantes e nichos que permitem expor objetos e louças, decorativas ou não, de forma organizada. Aqui o fundo do nicho foi revestido com espelho, o que fez com que a abertura parecesse ainda maior. Observem quanta luz!!!!
Este é um exemplo típico de cozinha americana, quase sempre carente de armários. Como a visão externa da janela não era interessante instalaram o vidro jateado, que deixa a luz difusa e o ambiente muito agradável. O armário tem linhas bem simples, com portas de correr em vidro para integrá-lo ao conjunto.
Esquadrias horizontais de correr em alumínio também funcionam perfeitamente para esta finalidade e são essenciais quando as demais esquadrias da casa têm o mesmo padrão para garantir unidade nas fachadas.
Esta cozinha tem armários um pouco mais altos e as tomadas instaladas no rodabancada de granito. É necessário cuidado quanto à altura dos armários para que não fique desconfortável. A altura ideal é de 60 cm a partir da bancada (que deve estar a 90 cm do piso), mas isso pode ser adaptável de acordo com as características da família ou caso estes armários sejam destinados a itens que são usados com menor frequência no dia a dia. Acredito sempre que a melhor alternativa é deixar os armários bem rente à esquadria para manter a unidade visual.
Observaram como as janelas horizontais sob armários são unanimidade sempre em cozinhas americanas? É onde faltam as paredes!!! Então se você queria a sua cozinha americana sem abrir mão de boa iluminação natural adotem a idéia!!!
Para concluir uma imagem para lá de inspiradora: Abertura total em vidro, inclusive atrás das prateleiras de madeira (cheias de utensílios fofos!! Perfeita para cozinhas de áreas de lazer ou churrasqueiras
Muita luz para sua cozinha americana!!!
Grande abraço a todos!!



via:arquitrecos

Nenhum comentário:

Postar um comentário