Cozinhar com o pé na roça - Mania de Casa e Decoracao

sábado, 27 de julho de 2013

Cozinhar com o pé na roça

Tem coisa que lembre mais de casa de roça que cozinha e fogão a lenha? O cheiro de lenha já vem logo na lembrança dos tempos da infância na casa de vó... é bom demais!!! E é ímpressionante a quantidade de pessoas que atualmente resgata estes momentos trazendo um pouco desta rusticidade para a área de lazer, seja na churrasqueira ou quando é possível uma cozinha integrada com a área de lazer. É o prazer de estar em casa!!!
Aqui o clima de rusticidade é garantido pela mesa em madeira de demolição, cadeiras descombinadas, cozinha sem preteleiras... não dá vontade de sentar e jogar conversa fora????


Panelas penduradas já são um clássico. E nada de complicação, basta instalar alguns ganchos em uma prateleira existente e pronto!


Bancada em alvenaria revestida em cimento queimado (para impermeabilizar) é uma alternativa simples e econômica para áreas de lazer ou casas de fazenda.

Para uma cozinha que tal uma mesa em alvenaria toda revestida em azulejos antiguinhos? O azulejo dá o toque rústico e os armários pretos equilibram o conjunto.
Tachos, panelas penduradas...


Não poderíamos deixar de falar do fogão a lenha, claro... abaixo uma imagem (ainda em fase de estudo preliminar) de um projeto que fiz atualmente para um autêntico mineiro que mora na cidade mas não abre mão de seu espaço para fazer aquele frango caipira caprichado!!! Como a área de lazer tem linhas modernas revesti a churrasqueira no mesmo granito da bancada e deixei o forno e o fogão a lenha em destaque, no acabamento original de tijolinhos. As prateleiras superiores serão revestidas em madeira de demolição (no detalhamento acabei aumentando um pouco a largura, vejam no detalhamento), perfeitas para expor panelas de barro e objetos em ferro. Os azulejos patchwork blue da Eliane têm linhas bem delicadas para evitar sobrecarregar o conjunto.
Abaixo o projeto executivo com pequenas alterações.

Uma outra alternativa interessante é usar o cimento queimado vermelho para revestir o fogão para suavizar suas linhas, principalmente quando utilizado dentro de casa. Alguém ja experimentou uma bela costela recheada com creme de mandioca feita no forno a lenha? Uau... recomendo!!!!!
E agora uma novidade: alguém aí já conhecia o Ecofogão? É uma evolução do fogão a lenha convencional que gasta muita madeira. Achei genial e adorei o design. E é portátil!!!!
As particularidades deste fogão (texto ecofogão) : Primeiramente ele é compacto e portátil, permitindo seu transporte de maneira fácil. Sua instalação é rápida e ocupa pouco espaço. Segundo, sua câmara de combustão é do tipo "Rocket stove", uma tecnologia americana simples de combustão da lenha, sendo a mais eficiente, gerando significativa economia de lenha e nível baixo de emissão de fumaça. Vejam o ecofogão instalado em uma bancada, super compacto e simplifica demais a execução.
Ô vontade de ir para a roça, eu adoro!!!!
Grande abraço a todos!!!!


via:arquitrecos

Nenhum comentário:

Postar um comentário