Otimizando o espaço de varandas pequenas com charme - Mania de Casa e Decoracao

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Otimizando o espaço de varandas pequenas com charme

Que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu tentado a ampliar a sala de seu apartamento incorporando o espaço da varanda... eu já falei aqui em diversas oportunidades que a minha opinião é sempre a de manter a varanda e tentar resolver o problema de espaço interno com um bom projeto. Uma pena que isso nem sempre seja possível, tenho que reconhecer... Mas para aqueles privilegiados que têm uma pequena varanda e não sabem como utilizar com conforto o seu espaço, vamos às dicas!!! O post é grande, muita calma nessa hora!!! Rssss

DICA 01 - Bancos de madeira e futtons
 
As alternativas que aproveitam a largura da varanda como um banco são as que otimizam melhor o espaço. Na primeira imagem uma simples prateleira de madeira fixadas nas paredes laterais funciona como base para acomodar futtons de assento e almofadas no encosto, um cantinho perfeito para relaxar ocupando pouquíssimo espaço.
 
Uma alternativa semelhante aproveitando o espaço com um sofá em L.
Imagem: Magz Magz
Os bancos rústicos de madeira são os meus preferidos por serem bastante resistentes às intempéries e ficam super confortáveis e coloridos com almofadas revestidas em tecido impermeável.
No piso o deck de madeira garante o clima aconchegante e permite a drenagem da água da chuva para os ralos existentes neste tipo de espaço nos apartamentos.
Para garantir um pouco de verde pequenos vasos são uma excelente alternativa e ocupa pouco espaço.
Para varandas um pouco mais largas (pelo menos 1,50 m) o banco pode ficar voltado para a rua ou para a área interna garantindo uma circulação confortável de pelo menos 80cm.
O banco voltado para a área interna fica muito charmoso e integra o espaço à decoração.
Na imagem abaixo um espaço moderno usando um futton diretamente sobre o deck de madeira.
Destaque para o jardim vertical feito através de prateleiras.
 
DICA 02 - Mesinhas com cadeiras
Alternativa perfeita para um café da manhã com todo o charme! Existem várias alternativas no mercado com dimensões bastante compactas e executadas em materiais resistentes às intempéries como madeira, ferro e tampo em mosaico.
 
DICA 03 - Rede
Tenho que reconhecer, quem se acostuma a ter uma rede em casa não consegue resistir a seu conforto... apesar de ocupar muito espaço considero uma alternativa perfeita para os momentos de relaxamento, um objeto muito bonito que causa um lindo efeito cênico a partir do espaço interno e muito versátil, afinal nos dias em que se precise usar o espaço para outros fins basta recolher!!

DICA 04 - Ofurô
Preciso dizer alguma coisa? O objetivo aqui é relaxar!!! rssss

DICA 05 - Tornar a área um espaço para hobby
Atividades que demandam pouco espaço são perfeitas para esta área, ainda que tenhamos o inconveniente de fazer o fechamento em vidro. O segredo é fechar mas não incorporar ao espaço interno demolindo paredes. Funciona como um espaço com poucos móveis mantendo o clima de varanda.

DICA 06 - Tornar a área uma moldura para o espaço interno
Ainda que o espaço não tenha mobiliário o destaque aqui é para o paisagismo que proporciona que o espaço funcione como uma "vista privilegiada" para o espaço interno.
Uma excelente maneira de garantir a privacidade do espaço interno para varandas muito visíveis ao nível da rua é inserir cachepôs com plantas altas e que não tenham muito volume. A espada de São Jorge é uma boa alternativa.

Uma horta vertical feita com pallets é uma maneira de ter um belo jardim vertical ocupando pouco espaço. A rusticidade da madeira do pallet é perfeita para a informalidade de uma varanda.
Uma charmosa estante com linhas leves é um suporte perfeito para plantas ornamentais ou horta. Importante que os vasos sejam padronizados para garantir um conjunto interessante.
Esta mesinha com suporte para peitoril é o tipo de item versátil que pode funcionar como apoio para garantir funcionalidade ao espaço em diversas ocasiões.
E para os dias de festa... lanternas!!!
Grande abraço a todos!!!
 
via:arquitreco
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário