Meu pai sempre me disse que horta a gente tem que "aprender uma planta por vez". Porque cada planta tem necessidades específicas de água e luz, pragas muitas vezes específicas também também. E tomá-las todas (as plantas) como a mesma coisa é certeza de fracasso. O vamos te ensinar a fazer - e fazer - uma horta em casa :-), uma planta por vez.
Se a horta vai ser pequena ou grande, fácil ou difícil de cuidar, a escolha é sua. Mas o nosso objetivo é construirmos juntos esta fonte de alegriazinhas. :-) Sim, afinal é de uma alegriazinha quase grande colher uma erva em casa mesmo para temperar um prato! :-D
Por onde começar? A escolha do espaço e a iluminação ideal.
Antes de tudo é preciso conhecer o espaço que a horta ocupará. Uma janela? Uma estante? Uma varanda inteira? E a partir daí avaliar / escolher o lugar de acordo com a iluminação natural / insolação.
A luz é um alimento para a planta. Como a gente precisa de água e comida, a planta precisa de água, luz e nutrientes. Sem luz do sol (ou luz artificial com o mesmo espectro) a planta não realiza fotossíntese e não sobrevive. Então por mais que um vaso possa ficar lindo ao lado do seu sofá, o lugar pode não ser apropriado para ela. Se a horta é de interior, ou de apartamento, é preciso escolher o melhor local, o que mais tem chances de funcionar.
Como encontrar o local perfeito para a sua planta?
Para hortas indoor (de apartamento sem varanda, de dentro de casa), o ideal é que as plantas fiquem na janela, ou a até 3 metros de uma janela onde haja luz por pelo menos 12 horas por dia.
O sol da manhã é mais frio do que o sol da tarde, e geralmente é melhor para a manutenção da horta nos meses mais quentes, de verão. Mas se não tiver tu, também vai ter horta. A diferença é que serão necessárias mais regas para aliviar o sol da tarde (nos meses mais quentes), e algumas plantas não resistirão ao calor. :-( Mas outras sim! :-)
Mas como saber que as suas plantas não estão recebendo luz suficiente?
Sinais de que sua planta está recebendo luz de menos:
- Crescimento com espaçamento maior entre folhas
- Folhas inferiores tornam-se amarelas e caem (falta de água ou fertilizante podem ser outras causas para este efeito, mas não sendo, o diagnóstico é pouca luz)
- Nenhum crescimento ou um crescimento lento
- Novos brotos se inclinam em direção à luz
Aqui estão alguns sinais de que sua planta está recebendo luz demais:
- Manchas marrons queimadas nas folhas
- Folhas desbotadas
- Plantas murchas ao meio-dia
- Folhas ficam secas e caem
Quanto tempo de luz natural é necessário de verdade?
Depende do tipo de planta. As plantas de folhagem precisa de cerca de 14-16 horas de luz por dia. As plantas com flores precisam de 12-16 horas de luz por dia.
Nossa próxima conversa é sobre vasos. :-)
fonte:dcoracao
Nenhum comentário:
Postar um comentário